As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Crime organizado: PF prende mais de 40 suspeitos em operação no AM e outros estados

A terceira fase da Operação Coalizão atuou em sete estados, com apreensão de maconha, cocaína e armas de fogo
18/12/25 às 08:36h
Crime organizado: PF prende mais de 40 suspeitos em operação no AM e outros estados

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação no Amazonas e outros estados para desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, que resultou na prisão de mais de 40 suspeitos.

A ação, que ocorreu simultaneamente em Manaus e em municípios do interior, teve como objetivo desmantelar a estrutura financeira de facções que operam em rotas estratégicas da Região Norte, e cumpriu mandados judiciais que incluem o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.

Integrada a outros estados, a operação contou com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) e o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP), responsáveis pela terceira fase da Operação Coalizão.

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão em Belém, Ananindeua, Marituba, Abaetetuba, Itaituba, Santarém, Tucuruí, Muaná, Óbidos, Almeirim, Monte Alegre, Juruti, Capanema, Colares, Santo Antônio do Tauá, Imperatriz/MA, Pinheiros/MA, Manaus/AM, Parintins/AM, Cuiabá/MT, Pontes e Lacerda/MT, Goiânia/GO, Macapá/AP e Rio de Janeiro/RJ. Desses, 32 prisões estão relacionadas diretamente ao crime organizado, seis a homicídios, duas ao tráfico de drogas e duas a recapturas de foragidos.


Leia mais

Justiça revoga prisão preventiva de acusado pela morte de jovem palestino em Manaus

Polícia prende suspeitos de matar ‘Xuruca’, líder do CV executado em Santa Catarina


Durante as diligências, também foram registradas quatro prisões em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e uso de documento falso. Com os suspeitos, foram apreendidas porções de maconha, cocaína e três armas de fogo.

Conforme as investigações, os alvos da operação integram uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, extorsões e ataques contra agentes da segurança pública.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, após representação da FICCO/PA em primeira instância e recurso apresentado pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Pará (GAECO).

A FICCO/PA é uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Polícia Civil do Estado do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária, com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento ao crime organizado em todo o território paraense.