Estátua da Havan desaba com rajadas de vento em RS

(Foto: reprodução)
A Estátua da Havan, que é uma réplica da estátua da Liberdade desabou na tarde desta segunda-feira (15/12) em frente à loja Havan de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A estátua foi atingida por fortes ventos durante um temporal. Segundo a prefeitura, ninguém ficou ferido.
De acordo com o prefeito Marcelo Maranata, a queda ocorreu em meio a rajadas que ultrapassaram 90 km/h, conforme alerta emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A região está sob aviso de tempestade severa, e um alerta vermelho foi enviado aos moradores por meio do sistema de emergência de celulares (cell broadcast).
Leia mais
Homem em situação de rua é esfaqueado durante briga em Manaus
EUA investigam quase colisão entre avião civil e jato da Força Aérea perto da Venezuela
Em nota, a Havan informou que a área foi imediatamente isolada e que equipes técnicas iniciariam, ainda nas próximas horas, a retirada da estrutura. A empresa afirmou que não houve danos a terceiros e que a prioridade é garantir a segurança de clientes, funcionários e da comunidade.
O monumento tem 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi apenas a estátua, com cerca de 24 metros, instalada no local desde a inauguração da megaloja, em 2020. A empresa destacou que a estrutura possui Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e passará por vistoria para apurar as causas do incidente.
Estátua da Havan desaba com ventania em RS pic.twitter.com/K9FbDScaTB
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 15, 2025
Além de Guaíba, outras cidades do Rio Grande do Sul registraram impactos do mau tempo. Há relatos de granizo em Tio Hugo, destelhamentos em municípios como Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, além de alagamentos em Lajeado.
*Com informações do G1.






