Ventos fortes forçam Aeroporto de Congonhas a cancelar voos nesta quarta-feira (10)

(Foto: reprodução)
Ventos acima de 90 km/h provocaram cancelamentos de voos e transtornos em São Paulo nesta quarta-feira (10/12). As rajadas, registradas sobretudo no início da manhã, levaram à suspensão temporária de pousos e decolagens nos aeroportos da capital paulista.
De acordo com a Aena, responsável por Congonhas, as operações foram retomadas e o terminal funciona normalmente ao longo da tarde. Mesmo assim, até 17h30, 50 chegadas e 71 partidas foram canceladas devido a decisões das companhias aéreas e ajustes na malha, afetados pelas condições climáticas adversas. A administradora recomenda que passageiros confirmem suas viagens diretamente com as empresas.
Os ventos fortes foram resultado de um ciclone extratropical que atingiu as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O fenômeno gerou alertas meteorológicos em nove estados. A previsão indica melhora gradual apenas nos próximos dias.
A ventania também causou estragos em diferentes pontos da capital. Até o fim da tarde, a Prefeitura havia registrado 514 chamados por queda de árvores e cinco ocorrências de alagamento.
Leia mais
Corpo de Bombeiros atendeu 45 ocorrências após forte chuva em Manaus
Riscos de deslizamentos e desabamentos são registrados durante forte chuva em Manaus
A queda de uma árvore atingiu a Linha 9-Esmeralda, entre Santo Amaro e João Dias, que passou a operar por via única e com intervalos maiores. Segundo a concessionária, equipes trabalham para restabelecer o serviço.
A Linha 10-Turquesa também enfrentou instabilidade entre 11h18 e 16h30, após a queda de um cabo da rede de energia na região de Mauá. A circulação foi retomada em ambos os sentidos às 14h28 e segue em processo de normalização, conforme a CPTM.
A força dos ventos ainda deixou mais de 2,2 milhões de moradores da Grande São Paulo sem energia elétrica, conforme balanço divulgado pela Enel às 16h.
Para esta quarta-feira, o CGE prevê sol entre variação de nuvens e temperaturas que podem chegar a 27°C, com novas rajadas superiores a 70 km/h.
Na quinta-feira (11/12), o vento perde intensidade, mas ainda pode alcançar 60 km/h. As temperaturas devem variar entre 19°C e 29°C.
Na sexta-feira (12/12), não há expectativa de ventos fortes. O dia será quente, com máxima de 30°C, e possibilidade de chuva isolada no fim da tarde.
(*)Com informações da CNN Brasil






