Cinco deputados do AM votam a favor do PL da Dosimetria; veja como votou cada

(Foto: Reprodução)
Cinco deputados federais do Amazonas, Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Jr. e Pauderney Avelino, ambos do União Brasil, votaram a favor do projeto de lei 2162/23, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10/12).
A proposta reduz as penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto foi aprovado por 291 votos a favor e 148 contra. O texto segue agora para análise do Senado.
Sidney Leite (PSD) optou por se abster, enquanto Silas Câmara (Republicanos) e Átila Lins (PSD) não compareceram à votação.
Veja:

Leia mais:
Câmara aprova na madrugada, lei que pode reduzir pena de Bolsonaro e outros condenados do 8/1
Defesa de Bolsonaro pede autorização para fazer cirurgia e prisão domiciliar humanitária
Nas redes sociais, Capitão Alberto Neto divulgou um vídeo comemorando o resultado e declarando que a disputa continua. Além disso, o parlamentar afirmou que, mesmo preso, Jair Bolsonaro convocou os aliados pela aprovação do PL da Dosimetria.
“Ainda não vencemos a guerra, mas hoje foi um gole de justiça nesse deserto de impunidade que nós estamos vivos. Pessoas que foram presas sem ter cometido um crime nenhum […] Não tiveram a chance de defesa do contraditório. Foi isso que aconteceu. A grande verdade é essa. Nós vencemos uma batalha hoje. Botamos o texto da redução da pena.”
Veja o vídeo:
Capitão Alberto Neto (PL) comemora aprovação de projeto e diz que “a batalha ainda não acabou” pic.twitter.com/5FT7GZBS9U
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 10, 2025
Do que se trata o projeto de lei?
Conhecido como PL da dosimetria, o projeto determina a diminuição das punições impostas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Com sua aprovação, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, torna-se um dos beneficiados. Ele cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.






