As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Caso Benício reacende debate: qual a diferença entre pediatra e pediatria

A presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED) reforça a forma de verificar se o profissional é médico e se tem a especialidade registrada
15/12/25 às 18:58h
Caso Benício reacende debate: qual a diferença entre pediatra e pediatria

(Foto: Freepik)

A diferença entre a área pediatria e a especialidade pediatra está no centro de discussões na internet após novos desdobramentos do caso Benício, criança de 6 anos que morreu no dia 23 de novembro depois de receber adrenalina por via intravenosa durante atendimento no Hospital Santa Júlia.

Pediatra x Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica voltada ao atendimento de crianças e adolescentes. Já pediatra é o profissional: o médico que tem formação e reconhecimento nessa área. Ou seja, Pediatria é o “campo” de atuação; pediatra é quem está formalmente habilitado para se apresentar como especialista nesse campo.

Na prática, um médico só deve se apresentar como pediatra quando possui qualificação de especialista registrada, o que aparece no RQE (Registro de Qualificação de Especialista). O CRM comprova que a pessoa é médica e está regular no Conselho, mas não garante que ela tem uma especialidade registrada. Por isso, alguém pode ter CRM ativo e, ainda assim, não ser pediatra no sentido formal de especialista.

Essa diferença é importante porque evita confusão entre atuar com crianças e ter título/registro de especialista em Pediatria. A forma mais segura de checar é consultar o nome do profissional e verificar CRM + RQE nos sites de busca do CFM/CRM: se houver RQE de Pediatria, é pediatra registrado; se não houver, é médico sem especialidade registrada naquela área.


Leia mais

Caso Benício: Médica usava carimbo de pediatria sem ter a especialização e pode responder por falsidade ideológica, diz delegado

Polícia revela que Hospital Santa Júlia cadastrou médica sem especialização como pediatra junto ao Ministério da Saúde


Caso Benício

No caso Benício, o delegado Marcelo Martins, do 24º DIP, em Manaus, afirmou que a polícia identificou que a médica Juliana Brasil, responsável pelo atendimento e pela prescrição de medicação, utilizava carimbo associando seu nome à pediatria. Segundo ele, a profissional foi cadastrada como pediatra em um sistema vinculado ao Ministério da Saúde, e o registro teria sido realizado pelo próprio hospital. “Nós constatamos que a médica Juliana Brasil foi cadastrada como médica pediatra”, declarou o delegado.

Médica Juliana Brasil sem especialidade no registro do CRM (Foto: Reprodução)
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde com registro de Juliana Brasil Santos como médica pediatra. (Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com o delegado, a investigação também apura possível responsabilização de quem teria feito esse cadastramento, citando a hipótese de falsidade ideológica, além da apuração principal sobre as circunstâncias do atendimento e da prescrição.

A médica aparece com situação regular junto ao CRM, porém sem especialidade registrada. O Hospital Santa Júlia ainda não se manifestou oficialmente sobre o cadastramento, segundo o que foi divulgado.

Como fazer a checagem de pediatra

Em vídeo de orientação ao público, a presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), Dra. Adriana Taveira, reforçou que a forma mais simples de verificar se o profissional é médico e se tem a especialidade registrada é pela consulta nos conselhos.

“Bom, é só entrar no site do Conselho Federal de Medicina. Lá, você coloca o nome da pessoa, unidade federativa que é a Amazonas, e você vai encontrar dois números muito importantes. Primeiro é o número do CRM, o Conselho Regional de Medicina, que comprova que ele é um médico registrado. E o segundo é o número do RQE, que é o Registro de Qualificação de Especialidade, que ali vai garantir que ele é um pediatra registrado no Conselho Regional de Medicina. Então, nos ajude a divulgar essa informação para que a gente não corra o risco de ter os nossos filhos sendo atendidos por falsos médicos”, orientou a presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), Dra. Adriana Taveira.

A consulta pode ser feita pela ferramenta “Busca por médicos” do CFM e também no portal do Cremam (Conselho Regional de Medicina do Amazonas), inserindo nome e UF.