Aleam supera CMM em número de reuniões plenárias e empata em sessões realizadas em 2025

Assembleia Legislativa do Amazonas e Câmara Municipal de Manaus (Foto: Divulgação/Aleam/CMM)
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) apresentou, em 2025, um volume significativamente maior de reuniões plenárias em comparação à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os números constam no relatório anual da Diretoria de Apoio Legislativo da Aleam e em posts divulgados pela Câmara de Manaus, e evidenciam diferenças no ritmo de funcionamento entre as duas principais casas legislativas do estado e da capital.
De acordo com os dados oficiais, a Aleam realizou ao longo de 2025 um total de 263 reuniões plenárias. Desse total, 112 foram sessões ordinárias, 137 sessões especiais, duas sessões solenes e 12 audiências públicas. O balanço aponta uma agenda diversificada, com forte presença de sessões voltadas a debates temáticos, homenagens e discussões institucionais.

Na Câmara Municipal de Manaus, os números divulgados indicam a realização de 112 sessões ordinárias ao longo do ano, além da tramitação de 852 projetos de lei em 2025.

Saiba mais:
Aleam mantém maioria dos vetos do Governo em 2025 e aprova 53 propostas
Joana Darc é a campeã de requerimentos em 2025 na Aleam; veja o ranking
Embora a CMM registre um volume expressivo de proposições legislativas, o total de sessões ordinárias realizadas é equivalente ao número contabilizado pela Aleam apenas nessa modalidade, sem considerar sessões especiais, solenes ou audiências públicas.
O comparativo evidencia que, enquanto a Câmara concentra esforços na produção legislativa formal, com alto número de projetos apresentados e analisados, a Assembleia Legislativa mantém uma agenda mais ampla de atividades plenárias, incluindo debates públicos e sessões especiais que ampliam a atuação institucional do Parlamento estadual.
Os dados reforçam diferenças estruturais e de funcionamento entre as casas, refletindo atribuições distintas, mas também apontando níveis variados de presença em plenário e de interação com a sociedade ao longo do ano legislativo de 2025.






