As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Perfis de políticos somem das ferramentas de buscas do Instagram na manhã desta quarta-feira

Perfis de representantes, tanto da esquerda quanto da direita, não estavam sendo exibidos nas buscas da rede social
10/12/25 às 16:26h
Perfis de políticos somem das ferramentas de buscas do Instagram na manhã desta quarta-feira

(Foto: Unplash)

Usuários do Instagram relataram, na manhã desta quarta-feira (10/12), dificuldades para localizar perfis de diversos políticos na ferramenta de busca da rede social. Entre os nomes afetados estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O problema foi amplamente comentado em outras plataformas. As informações foram apuradas pelo Portal G1.

Perfis de representantes, tanto da esquerda quanto da direita, não estavam sendo exibidos nas buscas da rede social. Já páginas como as de Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Guilherme Boulos apareciam normalmente.

Em uma nova verificação às 11h30, todos os perfis que haviam sumido voltaram a ser exibidos, indicando que a falha havia sido corrigida.

A Meta, empresa responsável pelo Instagram, reconheceu o erro técnico:

“Estamos cientes de que um problema técnico ocorrido hoje mais cedo afetou a capacidade das pessoas de buscar por contas no Instagram. O problema já foi resolvido e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”


Leia mais

Cinco deputados do AM votam a favor do PL da Dosimetria; veja como votou cada

Flávio Bolsonaro rejeita dosimetria e promete levar pauta de anistia adiante “Que vença quem tiver mais votos”


Em nota, o PT criticou o Instagram e disse que a plataforma ‘escondeu’ o perfil de Lula e outros nomes da esquerda.

“O Instagram está te impedindo de ver o perfil do presidente Lula! Hoje o Instagram está escondendo o perfil do presidente Lula e de outras figuras aliadas nas ferramentas de busca da plataforma! Isso é inadmissível e deve ser denunciado por todos nós As big techs, empresas donas das principais redes sociais, se vendem como espaços democráticos, mas estão tentando determinar o que você pode ver!”, acrescentou o PT.

A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) comentou o assunto em seu perfil no Instagram. Por meio de sua postagem, a parlamentar associou o acontecido à acontecimentos ocorridos ao longo da última terça-feira (9/12).

“Na noite em que parlamentares foram agredidos, a anistia foi votada e o marco temporal foi aprovado, o Instagram simplesmente “sumiu” com perfis de parlamentares da esquerda”, afirmou Celia, declarando ainda que os perfis foram sabotados pelo Meta e que o alcance dos parlamentares nas redes ocorreu de forma orquestrada.

Políticos que ficaram temporariamente fora da busca

  • Presidente Lula (PT)
  • Erika Hilton (PSOL-SP), deputada federal
  • Gleisi Hoffmann (PT), ministra da Secretaria de Relações Institucionais
  • Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal
  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador
  • Carlos Bolsonaro (PL), vereador do Rio de Janeiro
  • Caroline de Toni (PL-SC), deputada federal
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo

(*)Com informações do G1