Brasiliense da rede pública é aprovada com bolsa integral em Harvard

Foto: Divulgação
A brasiliense Ana Beatriz Araujo Santa Cruz Goyanna, estudante da rede pública distrital no Colégio Dom Pedro II, conquistou uma bolsa integral para cursar graduação em Neurociência em Harvard a partir de agosto de 2026. A bolsa totaliza cerca de 2 milhões de reais.
Ana Beatriz é uma jovem cientista que, desde 2021, realiza pesquisas na Universidade de Brasília, como bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ. Medalhista de ouro na fase local da Olimpíada Brasileira de Neurociências. Dedicou a sua jornada no Ensino Médio à saúde pública e à pesquisa científica.
Leia mais
Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos
Amom Mandel diz que ‘o novo que faz’ vai enfrentar ‘o velho que se protege’ em 2026
Ana Beatriz fundou uma iniciativa chamada Juventude pelo SUS para contar a história de profissionais da linha de frente da saúde pública no Brasil por meio de podcasts. Além disso, Ana Beatriz atua no Congresso Nacional, responsável pela redação de projetos de lei como voluntária no gabinete do deputado federal Amom Mandel.
Durante o último ano, Ana Beatriz escreveu 17 projetos de lei protocolados e em tramitação na Câmara Federal. Em destaque, por exemplo, estão o PL 6234/2025 e o PL 3440/2025. O primeiro integra saúde e educação nas escolas brasileiras para prevenir problemas que começam cedo: ansiedade, depressão, evasão e violência. O segundo cria o Programa Famílias Vivas, instituindo legislação para o cuidado e assistência às famílias que perderam parentes por assassinato.
Ana Beatriz é filha de uma policial civil e de um analista de sistemas no serviço público. No ENEM de 2025, Ana Beatriz teve 164 acertos de 180.
O seu sonho é se tornar uma cientista brasileira que dedica a sua carreira para melhorar a qualidade do acesso à saúde no Brasil. Sonha em lutar para que o Brasil conquiste o seu primeiro Nobel em Medicina a partir das suas pesquisas em neurociência.






