As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Diego Afonso pede que Amauri Gomes assuma vaga deixada por Caio André na CMM

Afonso afirmou que o pedido busca garantir o funcionamento da bancada
09/12/25 às 10:39h
Diego Afonso pede que Amauri Gomes assuma vaga deixada por Caio André na CMM

(Foto: Reprodução)

O vereador Diego Afonso (União Brasil) pediu, durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (09/12), que a Mesa Diretora formalize a posse do suplente Amauri Gomes (União Brasil). O pedido ocorre após o vereador e secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André (União-AM), reassumir temporariamente a vaga na Casa e, logo em seguida, solicitar nova licença para retornar ao cargo no governo estadual.

Afonso afirmou que o pedido busca garantir o funcionamento da bancada e evitar que a ausência de um vereador prejudique votações importantes ainda neste semestre.

“Visando, é claro, a nossa bancada e a união progressista, que Vossa Excelência mesmo cita”, disse o parlamentar.


Leia mais:

Câmara de Manaus oficializa posse de Caio André em publicação no Diário Oficial

Lula sanciona lei que eleva para até 40 anos a pena por estupro de vulneráveis


Com a nova saída de Caio André, o suplente Amauri Gomes torna-se o nome esperado para assumir o posto. Para Diego Afonso, a posse deve ocorrer de imediato.

“O vereador Caio André se licencia, então, automaticamente, regimental, é preciso a Mesa Diretora fazer a posse do nosso vereador Amaury Gomes, que hoje, com toda certeza, já se faz presente na Casa”, disse.

Ele reforçou que o pedido tem caráter institucional e visa manter a composição completa da bancada do União Brasil. “Eu faço esse comunicado à Mesa Diretora e esse pedido, visando, é claro, a benevolência e também os trabalhos que hoje nós teremos, matérias importantes até o final desse nosso segundo semestre”, afirmou.

Em seguida, o presidente da Casa, vereador David Reis (Avante), afirmou que Amauri será novamente empossado nesta quarta-feira (10/12), às 14h, na Câmara, após a última sessão plenária de 2025.

Dança das cadeiras

A atual reorganização de cadeiras na Câmara teve início após a vereadora Professora Jacqueline (União-AM) assumir, de forma temporária, o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), substituindo Joana Darc (União-AM), nomeada titular da Secretaria de Proteção Animal (Sepet-AM).

Com isso, Caio André, suplente no União Brasil, reassumiu o mandato no dia 3 de dezembro, conforme publicação no Diário Oficial. No entanto, ele confirmou que já deu entrada no pedido de licença para retornar à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, cargo que ocupa no governo do Estado.

A saída iminente abre novamente a vaga, permitindo que Amauri Gomes, segundo suplente, seja convocado para assumir o posto.