As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

13º e Black Friday fazem Pix bater recorde com 297 milhões de transações em um dia

Pix, sistema de pagamento que se tornou preferido dos brasileiros, registrou novo volume recorde de transações em um único dia
01/12/25 às 11:32h
13º e Black Friday fazem Pix bater recorde com 297 milhões de transações em um dia

(Foto: Agência Brasil)

O Pix, sistema instantâneo de transferências financeiras do BC (Banco Central), bateu um novo recorde ao superar 297,4 milhões de transações em um único dia. A marca foi registrada na última sexta-feira (28/11), data limite para o pagamento do 13º salário aos profissionais com carteira assinada, e é resultado da transferência de R$ 166,2 bilhões.

A sexta-feira representou a data limite para os patrões distribuírem a primeira parcela da remuneração extra aos profissionais formais. O Dieese estima que o 13º deste ano beneficia 95,3 milhões de trabalhadores e vai injetar R$ 369,4 bilhões na economia.

A primeira parcela do 13º salário é isenta de descontos. A segunda etapa, prevista para ser distribuída até o dia 20 de dezembro, é ajustada conforme os abatimentos do Imposto de Renda e contribuição previdenciária ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).


Leia mais:

Regras do PIX ampliam rastreamento e facilitam devolução em casos de fraude

Criminosos criam página fake da Shopee para dar golpes na Black Friday


Além disso, a Black Friday, que também foi no dia 28, também contribuiu para o volume de transações. A data especial do comércio brasileiro contou com o Pix como opção de pagamento.

O recorde anterior de transações Pix havia sido alcançado no dia 5 de setembro. Na ocasião, o quinto dia útil daquele mês resultou em 290 milhões de transações pelo sistema.

O Pix já é a forma de pagamento preferida do brasileiro. Segundo levantamento realizado pelo BC no ano passado, o meio de pagamento instantâneo é usado por 76,4% da população. O percentual supera o uso dos cartões de débito (69,1%) e crédito (51,6%) e do dinheiro (68,9%).

*Com informações de UOL