“Stranger Things” chegando ao fim: Relembre finais de séries que entraram para a história por serem ótimos

Foto: Freepik.
O fenômeno da Netflix “Stranger Things” está chegando ao fim: os quatro primeiros episódios da temporada final do seriado que conquistou o mundo já foram liberados, e em breve chegará o restante. A Netflix vai liberar mais três em 25 de dezembro, e o episódio final da série chega em 31 de dezembro.
Encerrar uma série é sempre algo complicado. Dependendo do final, fãs poderão se lembrar do programa com carinho ou com ódio pelo resto das suas vidas. Já falamos aqui sobre os finais de seriados que decepcionaram o seu público, agora vamos relembrar algumas séries que arrancaram aplausos de fãs e críticos quando foram lançados. Porque afinal, um bom final, que agrade a todos e encerre as histórias de um modo emocionante e satisfatório, é difícil de se conseguir.
Mas não é impossível… A propósito, SPOILERS a seguir.
Friends

A mais famosa sitcom de todos os tempos durou exatos 10 anos (1994-2004) e ainda hoje é assistida e querida por sua legião de fãs em todo o mundo. Com a décima temporada, chegou a hora de se despedir com um capítulo que mostrou quem ficou com quem, e com desfechos engraçados e emotivos para todos os personagens. Sem dúvida, o final foi responsável pela forma com que a série é lembrada ainda hoje.
“Friends” está disponível no HBO Max.
A Sete Palmos

Essa série da HBO apresentou por cinco temporadas um humor peculiar ao abordar assuntos da vida, e também da morte. Nela, acompanhamos os membros da família Fisher, que administra uma funerária em Los Angeles. Cada episódio apresentava a morte de um novo cliente, e assim trazia reflexões sobre a vida não só para os personagens, mas também para os espectadores. E claro, como não podia deixar de ser, o final foi a morte. Vemos os desfechos para todos os personagens, num dos finais mais bonitos e emocionantes da história dos seriados.
“A Sete Palmos” está disponível na HBO Max.
Star Trek: A Nova Geração

Outra série que até hoje é muito querida é a segunda versão da clássica “Jornada nas Estrelas”, com a tripulação da nova USS Enterprise explorando a galáxia. Depois de sete temporadas, a equipe do Capitão Picard se despediu com uma grande aventura com viagem no tempo, realidades alternativas e muita emoção para os espectadores. E tudo terminou de forma singela com um jogo de pôquer, cimentando a amizade entre aqueles personagens. “A Nova Geração” continuou depois no cinema e na recente série “Star Trek: Picard”, mas aquele final original ainda permanece empolgante.
“Star Trek: A Nova Geração” está disponível na Netflix e no Paramount +.
Dark

A série alemã da Netflix chegou ao fim depois de três temporadas que fundiram a cabeça dos espectadores com viagens no tempo e paradoxos. No entanto, ao contrário de muitos seriados cujo mote foram a fantasia e o mistério, “Dark” se encerrou com respostas satisfatórias para as suas perguntas, e ainda com uma dose de emoção. Sem dúvida, um dos acertos do streaming do tudum, e até hoje persistem algumas teorias sobre a série…
“Dark” está disponível na Netflix.
Succession

Um dos maiores sucessos recentes da HBO foi a série que mostrou a guerra familiar dos Roy pelo comando dos negócios e do império jornalístico que eles controlavam. Filhos entraram em guerra entre si e depois disputaram contra o pai, numa série que aliava drama e humor e fazia comentários sobre a mídia moderna e a nossa fixação por bilionários. O episódio final é empolgante e devastador, amarrando de forma exemplar as quatro temporadas da série: Um final incrível.
“Succession” está disponível no HBO Max.
Família Soprano

Talvez o final de série mais discutido de todos os tempos, é também único. Os produtores do fenômeno que abordava a família mafiosa de Tony Soprano decidiram simplesmente… apagar a tela. A série se tornou universalmente aclamada e ajudou a dar origem à recente era de ouro da TV americana e a aumentar o nível dos seriados com ousadia e temas adultos. Tony morreu no fim? Talvez sim, talvez não, mas o enigma vai permanecer para sempre vivo: este é um final brilhante.
“Família Soprano” está disponível na HBO Max.
Peaky Blinders

Outra série sobre gângsters, agora irlandeses, a jornada de Thomas Shelby e seus irmãos pelo comando do submundo acabou se tornando um sucesso mundial quando foi adotada pela Netflix. Foram seis temporadas incríveis de muita intriga, estilo visual e drama sangrento, e o episódio final ajuda a transformar os Peaky Blinders em lenda. Está vindo um filme aí, mas talvez nem precisasse: o final da série merece grandes elogios.
“Peaky Blinders” está disponível na Netflix.
Breaking Bad / Better Call Saul

Os melhores finais recentes de seriados vieram da mente do roteirista/produtor Vince Gilligan na sua saga de crime em Albuquerque, Novo México. “Breaking Bad”, a história do professor de química Walter White, que se transforma em traficante, ganhou todos os prêmios imagináveis e se encerrou com chave de ouro. Muitos duvidaram que a série derivada seria tão boa quanto, mas “Better Call Saul”, sobre a trajetória do advogado criminoso Saul Goodman, teve um final ainda mais perfeito, cheio de tensão e emotivo. São duas das melhores séries de todos os tempos.
“Breaking Bad” e “Better Call Saul” estão disponíveis na Netflix.






