As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lula vai se encontrar com chanceler alemão que criticou Belém na COP30

Chanceler Friedrich Merz vai se reunir com Lula após dizer que delegação alemã ficou "contente" de ir embora de Belém
21/11/25 às 10:30h
Lula vai se encontrar com chanceler alemão que criticou Belém na COP30

(Foto: Getty Image)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir, neste sábado (22/11), com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz. O encontro ocorrerá às margens da 20ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que ocorre neste final de semana em Joanesburgo, na África do Sul.

O ministro alemão virou alvo de polêmica no Brasil ao criticar Belém, sede da COP 30. Ele chegou a afirmar que a delegação alemã ficou “contente” de deixar a capital paraense.

Durante um discurso em um evento em Berlim na semana passada, o chanceler disse que nenhum membro da comitiva alemã queria ficar no Brasil.

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”.

A fala causou mal-estar entre autoridades brasileiras, que criticaram o posicionamento de Merz. O próprio Lula chegou a afirmar que “Berlim não oferece 10%” do que Belém teria para oferecer ao chanceler.


Leia mais:

Vídeo mostra início do incêndio no pavilhão da COP30

Senado aprova voto de censura contra chanceler alemão


O porta-voz do governo alemão disse em coletiva nesta semana que Merz não pretende se desculpar pela declaração sobre Belém e não vê nenhum dano às relações diplomáticas entre a Alemanha e o Brasil.

A polêmica, no entanto, vem se somar a outras controvérsias envolvendo o chanceler alemão. Em evento em Berlim na quinta (20), no qual se manifestava contra imigração ao país, boa parte de plateia abandonou o seu pronunciamento e o deixou falando sozinho.

*Com informações de G1