Amazonas pode oficializar Dia do Antigomobilismo e celebrar história do Fusca

reproducao
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na sessão desta quinta-feira (11/12), o projeto de lei do deputado estadual Mário César Filho (União Brasil) que institui o Dia do Antigomobilismo no estado.

O texto estabelece que a data será celebrada anualmente em 3 de janeiro e passará a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Amazonas. O objetivo é valorizar a preservação da história automotiva, incentivar a conservação de veículos antigos, fortalecer a cultura antigomobilista e estimular o turismo e a economia criativa.
“A escolha do dia 3 de janeiro remete à data de lançamento oficial do Fusca no Brasil, em 1959, pela Volkswagen do Brasil. O Fusca, que rapidamente se tornou um ícone da indústria automobilística brasileira, é até hoje o símbolo mais representativo do movimento antigomobilista no país, reunindo milhões de apaixonados por sua história, design e importância cultural. Sua presença marcante nas ruas, filmes, músicas e memórias afetivas de diversas gerações consolidou o modelo como verdadeiro patrimônio popular”, justificou.
Saiba mais:
Memorial aos ex-governadores do Amazonas pode se tornar realidade
Omar Aziz: “Independente do prefeito ou não, eu sou pré-candidato a governador”
Com a aprovação em plenário, a criação do Dia do Antigomobilismo aguarda agora a sanção do governador.






