Carlos Bolsonaro se despede do cargo de vereador em publicação na rede social

(Foto: reprodução)
A renúncia do vereador Carlos Bolsonaro (PL) foi oficializada e publicada nesta segunda-feira (15/12) no Diário Oficial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Com a decisão, ele deixa o cargo para se dedicar à articulação de uma pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026.
Na semana passada, o parlamentar já havia anunciado publicamente que abriria mão do mandato. Em declaração, afirmou que a saída do Legislativo carioca ocorre para atender a um “chamado maior” e que a mudança para Santa Catarina representa uma nova etapa de sua trajetória política.
Com a vacância, assume a cadeira a suplente Alana Passos (PTB), que obteve 11.046 votos nas eleições municipais de 2024. Ex-deputada estadual entre 2019 e 2022, ela não conseguiu se reeleger para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Leia mais
PF prende filho de empresário em Manaus em investigação sobre fuga de Ramagem
Defesa de Bolsonaro pede a Moraes autorização para cirurgia com ‘urgência máxima’
Em publicação nas redes sociais, Carlos Bolsonaro fez um balanço de sua atuação parlamentar e destacou os 25 anos consecutivos como vereador, cargo que passou a exercer aos 17 anos, em 2000. No texto, afirmou que sua trajetória foi marcada por dedicação, disciplina e trabalho discreto, e disse que a renúncia não está ligada a ambição pessoal, mas a um projeto político de longo prazo.
“Coloco à disposição minha experiência acumulada, meu preparo de anos legislativos e, acima de tudo, meu coração voltado para aprender e servir. Se for da vontade de Deus e do povo, estaremos prontos para ocupar espaços maiores”, declarou Carlos.
COMUNICADO OFICIAL: Foram 25 anos de vereança vividos como missão, não como cargo. Um caminho percorrido com evolução, disciplina, renúncias e trabalho silencioso, sempre colocando o interesse geral acima de qualquer vaidade pessoal. Mesmo com, no mínimo, mais três anos de… https://t.co/SfE5VLHDJi
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) December 15, 2025
Carlos também reforçou a intenção de concentrar esforços em Santa Catarina, estado que, segundo ele, representa um modelo de gestão e desenvolvimento para o país. Ao todo, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro exercia o sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal do Rio.
*Com informações da CNN Brasil.






