As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Joana Darc é a campeã de requerimentos em 2025 na Aleam; veja o ranking

Levantamento oficial revela concentração de quase 5 mil requerimentos e mostra quem liderou e quem quase não utilizou o instrumento ao longo do ano
19/12/25 às 14:47h
Joana Darc é a campeã de requerimentos em 2025 na Aleam; veja o ranking

Imagem: Joana Darc

Um levantamento oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) escancara como os deputados estaduais utilizaram um dos principais instrumentos de atuação parlamentar em 2025: os requerimentos. Entre 3 de fevereiro e 11 de dezembro, foram apresentados 4.784 requerimentos, mas os números revelam uma forte concentração de iniciativas em poucos nomes e um contraste marcante entre os mais ativos e os que pouco recorreram ao mecanismo.

No topo do ranking está a deputada Joana Darc (UB), que sozinha protocolou 855 requerimentos, liderando com folga a lista de parlamentares que mais acionaram o Executivo estadual e demais órgãos públicos. Na sequência aparece Mário Cesar Filho (UB), com 708 requerimentos, consolidando-se como um dos deputados mais atuantes nesse tipo de proposição.

O terceiro lugar ficou com Sinésio Campos (PT), responsável por 404 requerimentos, seguido por Adjuto Afonso (UB), com 384, e Thiago Abrahim (UB), que apresentou 311. Juntos, os cinco primeiros colocados concentram uma parcela significativa de todas as demandas protocoladas na Casa ao longo do ano.

Outros parlamentares também aparecem com números elevados, como João Luiz, do Republicanos (302), Mayra Dias, do Avante (284), Comandante Dan, do Podemos (270) e Débora Menezes, do Partido Liberal (264). Já o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), registrou 171 requerimentos no período analisado.


Saiba mais: 

Wanderley Monteiro, Cristiano D’Angelo e Dr. Gomes lideram ‘silêncio’ no plenário durante 2025

‘A cada R$ 1 investido via Lei Rouanet, R$ 7 voltam para a sociedade’, diz ministra


Na parte inferior do ranking, o relatório chama atenção para deputados que quase não utilizaram o instrumento legislativo. Wanderley Monteiro (Avante) apresentou apenas 5 requerimentos, enquanto Dr. George Lins (UB) somou 7 e Dr. Gomes (Podemos), 12. Também figuram entre os menores números Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), com 14, e Felipe Souza (PRD) e Prof. Jacqueline (UB), ambos com 23.

O levantamento inclui ainda requerimentos de autoria coletiva, que somaram 4, além de proposições apresentadas por comissões permanentes da Aleam.

Veja o levantamento: