Rede Onda Digital reúne candidatas ao Quinto Constitucional do TJAM em debate ao vivo nesta quinta-feira (11)

(Foto: Rede Onda Digital)
A disputa pela vaga da advocacia no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Quinto Constitucional, terá um momento decisivo nesta quinta-feira (11/12). A Rede Onda Digital promove, a partir das 20h, o debate exclusivo entre as candidatas ao cargo de desembargadora, com transmissão pelo canal 8.2 na TV aberta, pela FM 92.3 e pelo canal no YouTube @RedeOndaDigital.
As candidatas que estão na disputa pelo quinto constitucional e foram convidadas são: Adriane Cristine Cabral Magalhães, Carmem Valerya Romero Salvioni, Caroline Ribeiro da Frota Moreira, Catharina Estrella Ballut, Elaine Bezerra de Queiroz Benayon, Giselle Falcone Medina, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini e Laura Maria Santiago Lucas.
De acordo com o mediador Anderson Fonseca, o formato foi pensado para dar ritmo e clareza ao debate.
“O debate de hoje, realizado pela Onda Digital, vai ser direcionado para as candidatas e dividido em quatro blocos. O primeiro deles será de apresentação geral, o segundo e o terceiro de perguntas, o segundo de perguntas entre as candidatas e o terceiro de perguntas da banca, e que você pode direcionar para o WhatsApp. O quarto e último bloco será de considerações finais.”
O encontro integra a cobertura da Rede Onda Digital sobre o processo do quinto constitucional conduzido pela OAB-AM, que recebeu as inscrições de advogados e advogadas interessados em compor a lista sêxtupla a ser encaminhada ao TJAM. A vaga é destinada à advocacia, exige ao menos dez anos de experiência profissional e, nesta edição, obedece à regra de paridade de gênero, garantindo a presença equilibrada de homens e mulheres na escolha final.
Leia mais
Definida lista de candidatos ao Quinto Constitucional; Rede Onda Digital realiza debates
A mediação também terá papel ativo na condução das respostas e na seleção das perguntas enviadas pelo público.
“A mediação estará responsável por fazer com que as respostas possam chegar de maneira mais objetiva, para que você tire as suas dúvidas e possa, então, direcionar o seu voto no dia 19 de dezembro. Todos somos colegas advogados, estamos aqui também participando para tentar esclarecer cada vez mais essas questões. Portanto, primamos pela ética e pelo decoro”, afirmou Anderson.
Ele reforçou ainda que tanto a banca quanto a mediação estarão atentos a eventuais excessos ou situações constrangedoras durante o debate.
“Caso alguma coisa aconteça, teremos aqui a banca e a mediação também procurará remediar essas circunstâncias”, completou.
Além do debate desta quinta-feira, voltado exclusivamente às candidatas, está previsto um segundo encontro, no dia 15 de dezembro, com a participação dos candidatos homens, também às 20h, reforçando o compromisso de dar visibilidade equivalente a todos os postulantes e permitir que a advocacia e a sociedade conheçam melhor seus perfis e propostas.
Ao convidar a advocacia para acompanhar o programa, Anderson destacou o caráter inédito e a importância da transmissão aberta:
“Hoje, às 20 horas, pelo canal 8.2 da TV e pela FM 92.3, você tem a oportunidade de acompanhar esse primeiro debate do quinto constitucional com as candidatas. Te esperamos aqui.”
A consulta à classe da OAB-AM para a formação da lista sêxtupla está marcada para o dia 19 de dezembro, na Arena da Amazônia, das 9h às 17h. A votação definirá os seis nomes que serão encaminhados ao TJAM para as etapas seguintes do processo constitucional.






