As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

TCE-AM reúne imprensa e destaca a importância da divulgação dos trabalhos da corte

Primeira presidente reeleita do TCE-AM, Yara Lins destacou a importância deste novo momento nos trabalhos da Corte
15/12/25 às 11:24h
TCE-AM reúne imprensa e destaca a importância da divulgação dos trabalhos da corte

A cúpula do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu a imprensa, na manhã desta segunda-feira (15), para um café onde foi apresentado um balanço das ações da Corte neste ano e as perspectivas para o ano eleitoral de 2026.

A presidente do TCE, conselheira Iara Amazônia Lins, destacou as ações de fiscalizações realizadas ao longo deste ano e o papel da imprensa na divulgação das atividades dos conselheiros, bem como os programas executados pelo tribunal para melhorar a gestão de prefeitos e vereadores.

O vice-presidente do Tribunal, conselheiro Josué Cláudio de Souza Neto, ressaltou o trabalho da imprensa na divulgação das operações de fiscalização e de julgamento de contas de gestores públicos, mas enfatizou a decisão dos conselheiros de dar a Yara Lins um terceiro mandato à frente da Corte de Contas.

“É um feito de uma mulher amazonense, coisa que nenhum homem jamais conseguiu na história deste tribunal”, afirmou Josué Neto.


Saiba mais:

Análise de mandato: Allan Campelo reforça produção legislativa ligada a saúde e combate às dependências químicas

Virrosas: indústria mais antiga do PIM busca “invadir” a Europa com sabores da Amazônia


Reeleição inédita na Corte de Contas

Primeira mulher a presidir a Corte entre 2018 e 2019, Yara Lins retornou à presidência em eleição realizada em 2023 para gerir o biênio 2024-2025. Com isso, ela será a primeira a liderar a instituição por três mandatos.

A reeleição de Yara Lins e do novo corpo diretivo do TCE-AM aconteceu durante sessão extraordinária realizada em novembro, por cinco votos favoráveis e um voto em branco. Votaram os conselheiros Érico Desterro, Josué Cláudio Neto, Mario de Mello e a própria conselheira-presidente, além dos conselheiros Júlio Pinheiro e Luis Fabian Barbosa, que votaram por meio de carta. O conselheiro Ari Moutinho Júnior, em gozo de férias, não manifestou interesse em participar do pleito.

A posse da nova diretoria aconteceu no primeiro dia deste mês de dezembro. Eles ficarão no cargo até novembro de 2027.