As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aulas da rede municipal são suspensas nesta quarta (23/9) como ‘indicativo de greve’, afirma Asprom-Sindical

Professores prometem se reunir à frente da CMM para tentar impedir votação de projeto da Reforma da Previdência de Manaus
23/09/25 às 13:50h
Aulas da rede municipal são suspensas nesta quarta (23/9) como ‘indicativo de greve’, afirma Asprom-Sindical

Foto: Freepick

O Sindicato de Professores e Pedagogos de Manaus, anunciou no fim da manhã desta terça-feira (23/9), um ‘indicativo de greve’ datado para esta quarta-feira (24/9), nos três turnos de aulas da rede municipal de ensino em forma de protesto contra a reforma da previdência (Manausprev), apresentada na Câmara de Manaus, que está sendo avaliada pelos vereadores da Casa.

“Amanhã não haverá aula. As escolas vão estar paralisadas exigindo a retirada e o arquivamento do projeto”, declarou o coordenador da Asprom-Sindical, Lambert Melo, em comunicado à imprensa.

À Rede Onda Digital, Lambert afirmou que se trata de uma ‘paralisação de advertência’, com objetivo de alertar à prefeitura sobre a inconformidade com o projeto.

Cada um que vai paralizar, vai estar paralizando sabendo que corre o risco de pegar falta e ser descontado”, declarou. 

O aviso também faz um convite aos servidores para uma manifestação à frente da Câmara Municipal de vereadores, a partir de 8h40, nesta quarta.

“A nossa expectativa é de que amanhã nós tenhamos, pelo menos, umas 500 pessoas participando da paralização lá na Câmara Municipal”, ressaltou o coordenador. 

Veja:

Foto: Reprodução

Manifestação na CMM

Na última terça-feira (16/9) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a segunda audiência pública sobre a reforma da previdência municipal foi marcada por protestos de servidores e “pequenos atritos” entre vereadores. O clima ficou tenso durante a sessão plenária, com manifestações de descontentamento que chegaram a interromper os trabalhos.

Logo no início, os servidores se mostraram agitados e contrários às mudanças propostas na previdência municipal. Leia mais no link: https://redeondadigital.com.br/destaque/reforma-previdencia-audiencia-tensa

A equipe da Rede Onda Digital entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e aguarda resposta.


Lei também:

Professores organizam ato público na CMM em oposição à proposta de reforma do Manausprev


Sobre a Manausprev

O projeto da Manaus Previdência (Manausprev) tem como finalidade ajustar as finanças do regime próprio de aposentadoria, em conformidade com a Emenda Constitucional. De acordo com a prefeitura, sem a aprovação da reforma, o sistema pode registrar um déficit de R$ 938 milhões até o ano de 2038. O projeto foi encaminhado à Câmara em 27 de agosto.

Para alcançar esse equilíbrio, serão aumentados o tempo de contribuição e o período de atividade dos servidores. Veja as principais alterações:

Alterações na idade mínima

  • Idade mínima passa de 55 para 62 anos, representando um aumento de sete anos, para as mulheres.
  • Já para os homens, a idade mínima para se aposentar sobe de 60 para 65 anos.

Mudanças no tempo de contribuição

  • Homens e mulheres deverão comprovar, pelo menos, 25 anos de contribuição.
  • Para os professores, será exigido tempo de serviço público de 30 anos para os homens e 25 anos para as mulheres.
  •  Também será necessário comprovar ao menos 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo atual.

O projeto estabelece ainda que as novas regras valerão apenas para os servidores que ingressaram no serviço público após 31 de dezembro de 2003.

Aulas da rede municipal são suspensas nesta quarta (23/9) como ‘indicativo de greve’, afirma Asprom-Sindical – Rede Onda Digital - Rede Onda Digital