As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Cobertura vacinal contra influenza atinge apenas 35,4% no Amazonas, alerta Secretaria de Saúde

Com cobertura ainda abaixo da meta, FVS-RCP reforça junto aos municípios e à população a importância da imunização contra a gripe
13/12/25 às 07:00h
Cobertura vacinal contra influenza atinge apenas 35,4% no Amazonas, alerta Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

A cobertura vacinal contra a Influenza (gripe) atingiu apenas 35,4% do público-alvo, no Amazonas, é o que aponta o levantamento divulgado, nesta quarta-feira (10/12), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). A cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Por conta da sazonalidade dos vírus respiratórios que aumentam a circulação no período do inverno amazônico, que vai de novembro a maio, a vacinação contra a Influenza foi antecipada e iniciou, excepcionalmente no Amazonas, em novembro.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o cenário exige atenção imediata e mobilização social. “O estado se organizou, distribuiu as doses com antecedência e estruturou a rede para ampliar o acesso à vacina. Quando a procura é baixa, o risco aumenta para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis”, salienta.


Leia mais

Amazonas recebe mais de 18,8 mil doses da nova vacina contra vírus sincicial para gestantes e recém-nascidos

Anvisa aprova primeira vacina de dose única contra a dengue


Grupos prioritários

A vacina contra a Influenza é ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Basta procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, profissionais da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, portuários e dos Correios, além de pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.

A FVS mantém o monitoramento da vacinação nos 62 municípios do estado e orienta estratégias aos municípios para ampliar o acesso, como mutirões, ampliação de horários e ações extramuros.